FUNDAÇÃO COOPERATIVA

SOLIDÁRIA - GENsTE


“GESTÃO DE ESTUDOS E EMPODERAMENTOS 'NOVAS TRAQUINAGENS DE EROS'”

Homo Sapere

Homo Sapere: Sabores  & Saberes

.Introdução

          Sabores e saberes  vinculam-se pela origem das palavras: saber e sabor no latim; "sapor, 'sabor', relacionado ao verbo sapere, que tanto quer dizer 'ter gosto, sentir gosto', como 'compreender, saber" ( LEÃO, 2013 e CÓRDULA, s/d). Se nos atentarmos para"(...)  os termos “sabores” e “saberes”, podemos ver que ambos têm a ver com a experiência e o conhecimento. O “sabor” é uma experiência sensorial que obtemos ao comer ou beber algo. É uma forma de conhecer o mundo ao nosso redor através dos nossos sentidos. Por outro lado, “saber” é o conhecimento que adquirimos através do aprendizado e da experiência.

         Então, em termos de etimologia e filologia, podemos dizer que “sabores” e “saberes” estão interligados na medida em que ambos se referem a formas de conhecer e entender o mundo. Ambos envolvem a aquisição de conhecimento, seja através dos sentidos (como no caso dos sabores) ou através do aprendizado e da experiência (como no caso dos saberes).
        No entanto, é importante notar que esta é uma interpretação bastante ampla e filosófica. A correlação exata entre “sabores” e “saberes” pode variar dependendo do contexto cultural e histórico. (...)"
 
Referências:
 
6. LEÃO (2013)., Eliete de Lucena. Etimologia das palavras saber e sabor. Disponível em: http://sabersapor.blogspot.com.br/2011/06/etimologia-da-palavra-saber-e-sabor.html. Acesso em 21 mar. 2013.
6.CÓRDULA (s/d), Eduardo Beltrão de Lucena. Mestrando do Prodema (UFPB), pesquisador do Gepea-Gepec (UFPB).  SABOR DO SABER: DESGUTANDO O CONHECIMENTODisponível em https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/28/o-sabor-do-saber-desgutando-o-conhecimento. Acesso em 05 05 24
 
Fonte: Origem conversa com bing 05 05 24.
 
 
Nenhum resultado encontrado!